top of page

Projetos e Pesquisas

Pesquisa e Projetos: Publicações
Cerrados do Planalto Central: Estrutura, dinâmica e processos ecológicos - Ecossistemas Aquáticos: Estrutura de comunidades, biomonitoramento, qualidade da água e sedimentos

Em andamento

O sítio PELD está localizado na APA Gama e Cabeça de Veado, DF, que contém algumas unidades de conservação e corpos de água de excelente qualidade, tais como riachos e lagoas. Em função da proteção provida a esses ecossistemas aquáticos, a APA é uma área estratégica para estudos de longa duração. Para a nova fase do PELD, a proposta está centrada nas seguintes metas: 1. Monitorar as variáveis físicas e químicas da água e sedimentos em escala sazonal (estação de seca, chuva e transições) e acompanhar eventos atípicos em sistemas lóticos; 2. Monitorar a comunidade de macroinvertebrados bentônicos em escalas sazonais, em sistemas lóticos; 3. Investigar a estrutura trófica da comunidade de macroinvertebrados bentônicos em sistemas lóticos e sua potencial relação com eventos hidrológicos e fontes de energia; 4. Avaliar o efeito top-down e da estrutura de habitat nos atributos ecológicos de consumidores primários em sistemas lênticos; 5. Avaliar o uso de fósforo pelo perifíton em sistemas lênticos ultraoligotróficos; 6. Construir modelos tridimensionais de ecossistemas aquáticos para fins didáticos e de divulgação científica. Além da manutenção das atividades de monitoramento e coleta de dados abióticos e bióticos em riachos e lagoas, o projeto avança na parte experimental e na difusão do conhecimento técnico-científico para a sociedade, especialmente na sensibilização da população local e de estudantes de ensino médio e fundamental. Os dados obtidos pelos sítios PELD compõem um esforço internacional (LTER), do qual o Brasil é participante oficial, para obtenção e partilha de dados ecológicos em escalas temporais longas, visando uma melhor compreensão dos efeitos de distúrbios, eventos climáticos extremos e dinâmica dos ecossistemas.

​

​

​

​

​

​

​

​

Taxonomia em foco: organização e informatização da coleção zoológica didática da regional Jataí-UFG

Em andamento

Este projeto surgiu a partir da reestruturação do Laboratório de Ecologia e Zoologia da Regional Jataí-UFG. O projeto propõe a implantação de práticas de curadoria, organização e informatização da coleção didática de invertebrados e vertebrados. A organização e informatização se dará por uma metodologia sistematizada que conta com a triagem do material depositado, identificação taxonômica e produção de banco de dados com registros fotográficos dos itens contidos na coleção. Este tipo de abordagem busca facilitar o acesso aos dados e integrá-los a mecanismos de divulgação da biodiversidade. Além disto, a organização e informatização da coleção zoológica se torna necessária para dar suporte a metodologias de ensino em zoologia.

À serviço da Biodiversidade: ferramentas múltiplas para acessar a biota aquática do Cerrado

Finalizado

​

A biota de ecossistemas aquáticos do Cerrado tem revelado grande potencial para a presença de espécies endêmicas, de ocorrência rara, ou mesmo ainda desconhecidas para a ciência. O reconhecimento dessas espécies requer a utilização de ferramentas diversas, que levam em conta aspectos morfológicos, ontogenéticos, ultraestruturais, bioquímicos, moleculares e ecológicos. O objetivo deste projeto é avançar no conhecimento taxonômico e traçar um panorama da biodiversidade aquática na região nuclear do Cerrado do Brasil Central, utilizando a abordagem da taxonomia integrativa, tendo como foco os cladóceros, as algas zignematofíceas e insetos aquáticos. Os objetivos específicos propostos são: (1) Revisão taxonômica de espécies de Cladocera, em especial os incluídos em complexos de diversidade críptica, com utilização de ferramentas múltiplas (morfologia tradicional, morfometria geométrica, machos induzidos hormonalmente, ovos de resistência e/ou dados moleculares); (2) cultivo em laboratório e determinação dos gêneros de Trichoptera, Ephemeroptera, Odonata e Plecoptera aquáticos; (3) atualização da lista de algas da Classe Zygnematophyceae para a região, com utilização de ferramentas moleculares e de morfometria geométrica; (4) formação de recursos humanos; (5) divulgação do conhecimento sobre a biota aquática do Cerrado.

​

​

​

​

​

​

​

​

bottom of page